10 truques para continuar perdendo peso quando sua dieta não funcionar mais

10 truques para continuar perdendo peso quando sua dieta não funcionar mais

De acordo com os resultados da pesquisa de uma equipe de cientistas das principais universidades dos Estados Unidos, apenas 1/5 das pessoas conseguiu perder o excesso de peso, que é pelo menos 10% do peso corporal. Uma das razões que complicam a perda de peso é a ocorrência de um efeito platô. Esse é o nome do fenômeno quando o peso após um certo período de declínio permanece no mesmo lugar, apesar de todos os esforços.

Sem surpresa, a falta de progresso é frustrante e leva ao abandono de novos estilos de vida. Porém, o efeito platô pode e deve ser combatido.

A Bright Side encontrou maneiras cientificamente comprovadas de fazer seu peso decolar e manter vivo seu entusiasmo até atingir o valor desejado na balança.

1. Envolva-se no treinamento de força

O treinamento de resistência (com halteres, kettlebells, máquinas de força) é menos eficaz para a perda de peso do que cardio, mas permite que você mantenha sua taxa metabólica, o que é importante com uma dieta de longo prazo. O treinamento de força literalmente “ativa” o metabolismo, evitando que o corpo entre em um estado de consumo reduzido de energia.

Só não se esqueça de fazer um lanche com comida proteica após o exercício: então os músculos ficarão mais fortes, e o excesso de gordura não somará um único grama.

2. Altere a ingestão de calorias durante a semana

Durante uma dieta, nosso corpo astuto se adapta a uma redução na dieta, reduzindo o gasto de energia. Na verdade, o corpo se adapta às novas condições de vida, continuando a armazenar tremulamente os quilos acumulados – e se chegar a hora da fome? E reduzir o conteúdo calórico da dieta só o convence ainda mais disso.

Para enganar o corpo, você pode usar uma técnica chamada “ciclos de calorias”. 2 dias por semana, você deve comer cerca de 1.000 ou 1.200 kcal com um mínimo de carboidratos, e o restante – 1.500 kcal. Tal movimento não permitirá que o metabolismo desacelere, mas criará um déficit calórico necessário para perder peso.

3. Distinguir o platô real do imaginário

Nos primeiros dias de dieta, o excesso de água sai do corpo, o que faz com que a figura na balança caia drasticamente. Porém, para perder 0,5 kg de gordura, é necessário criar um déficit de 3.500 kcal. Não importa como você faz isso – por meio de dieta ou exercícios, mas obviamente o processo não será o mais rápido.

Muitas pessoas confundem uma perda de peso muito lenta com um platô, então perdem o entusiasmo e abandonam a dieta. Tenha paciência e diga a si mesmo para se pesar no máximo 1 vez por semana: assim o progresso será mais tangível.

4. Concentre-se em proteínas e vegetais

As dietas com baixo teor de carboidratos são reconhecidas como a melhor estratégia para perder peso. Proteínas e fibras nos mantêm satisfeitos e aumentam nosso metabolismo, enquanto os carboidratos causam picos de insulina, aumentando a fome e promovendo o armazenamento de gordura. Em suma, se você está de dieta, é melhor comer um pedaço de carne magra do que uma fruta doce.

5. Altere o conjunto de exercícios

Milhares de anos de luta pela sobrevivência ensinaram ao nosso corpo uma coisa simples: os recursos devem ser salvos de todas as maneiras possíveis. Depois de um tempo, o corpo humano se adapta à carga, incluindo exercícios na academia. Consequentemente, após algumas semanas de treinamento repetitivo, o progresso diminuirá.

Há apenas uma conclusão: uma vez a cada 1–1,5 meses, o programa de esportes deve ser alterado. Há muitas opções: mudar de ioga para Pilates e de Pilates para aeróbica de step, introduzir novos exercícios que afetam uma variedade de grupos musculares ou alterar pesos em halteres.

6. Permita-se uma refeição deliciosa

A capacidade de resistir à vontade de comer requer o funcionamento adequado dos circuitos neurais. No entanto, se uma pessoa faz dieta há muito tempo, seu cérebro aumenta o desejo por comida: parece-nos que chocolate ou biscoitos trarão mais alegria do que realmente são.

É por isso que os nutricionistas insistem na inclusão de pequenas (e essa é a palavra-chave) porções de alimentos “proibidos” na dieta. Mimando-nos de vez em quando, evitamos colapsos em grande escala que fazem com que a dieta pareça não estar funcionando.

7. Para recalcular o conteúdo calórico da dieta

O número de calorias necessárias para manter ou perder peso depende não só da atividade física, mas também do peso da pessoa. Se uma pessoa muito gorda consome 2.000 kcal por dia, perderá peso, e se uma jovem esguia aderir ao mesmo valor, ela se recuperará.

Não se esqueça de recalcular o conteúdo calórico da dieta a cada 5 libras perdidas: isso é necessário para maior perda de peso.

8. Monitore seus padrões de sono

Como os cientistas descobriram há muito tempo , sono insatisfatório e perda de peso são incompatíveis. As razões biológicas para esta ligação são muitas, mas de um modo geral, podemos dizer o seguinte: a falta de sono cria stress, o que leva ao aumento da fome, alterações dos níveis hormonais e do metabolismo em geral. Portanto, a tarefa mínima é não sacrificar o sono por causa do treinamento, e a tarefa máxima é criar condições para um bom sono.

9. Conte as calorias

Os cientistas demonstraram que as pessoas que perdem peso sem supervisão após várias semanas seguindo uma dieta, deixam de controlar cuidadosamente a qualidade e a quantidade dos alimentos na dieta. É claro que isso levou à interrupção do processo de eliminação dos quilos extras, embora os participantes acreditassem que estavam comendo da mesma maneira que antes.

10. Leve em consideração as características do corpo

Não é segredo que antes do início do ciclo menstrual a água é visivelmente adicionada ao corpo da mulher – como, aliás, com a ingestão excessiva de líquidos (principalmente à noite), o uso de alimentos salgados, álcool e até laticínios. A reação de cada organismo a um determinado produto é muito individual, e isso deve ser levado em consideração. Lembre-se de analisar sua dieta e o efeito de novos alimentos sobre o peso.

Por exemplo, o autor deste artigo teve uma estagnação na perda de peso apenas devido ao consumo excessivo de tomate. Mesmo que sejam apenas vegetais e eles próprios não carreguem calorias extras, por algum motivo foram eles que contribuíram para a retenção de água no corpo.

Depois de excluir um ou outro produto da dieta, o edema desaparece em 1-2 dias, mas alguns quilos a mais na balança levam ao pânico e ao desespero de uma mulher que faz dieta. Esqueça a balança e use um centímetro: ela comprovará facilmente o seu progresso e o salvará de uma reconfortante porção de biscoitos.

Saiba mais em: Natudrin é bom

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