Gordura da barriga em homens: por que a perda de peso é importante

Gordura da barriga em homens: por que a perda de peso é importante

A gordura da barriga não é motivo de piada. Descubra o que causa a gordura da barriga, os riscos à saúde que ela representa para os homens e o que você pode fazer para perder os quilos extras.

Se você está carregando alguns quilos a mais, não está sozinho. Mas este é um caso em que seguir a multidão não é uma boa ideia. Carregar peso extra – especialmente gordura da barriga – pode ser arriscado.

A gordura da barriga é uma gordura mais perigosa

O problema com a gordura da barriga é que ela não se limita à camada extra de enchimento localizada logo abaixo da pele (gordura subcutânea). Também inclui gordura visceral – que fica bem no interior do abdômen, envolvendo os órgãos internos.

Independentemente do seu peso geral, ter uma grande quantidade de gordura abdominal aumenta o risco de:

  • Doença cardiovascular
  • Resistência à insulina e diabetes tipo 2
  • Câncer colorretal
  • Apnéia do sono
  • Morte prematura por qualquer causa
  • Pressão alta

Idade e genética podem contribuir para ganhar gordura da barriga

Seu peso é amplamente determinado por três fatores principais:

  • Quantas calorias você consome durante o dia
  • Quantas calorias você queima com o exercício diário
  • Sua idade

Se você comer demais e se exercitar de menos, provavelmente ganhará quilos a mais – incluindo a gordura da barriga.

Envelhecer também desempenha um papel. Conforme você envelhece, você perde músculos – especialmente se você não for fisicamente ativo. A perda de massa muscular diminui a velocidade com que seu corpo usa calorias, o que pode tornar mais difícil manter um peso saudável. De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2015-2020, os homens na casa dos 50 anos precisam de cerca de 200 calorias a menos por dia do que na casa dos 30, devido a essa perda muscular.

Seus genes também podem contribuir para suas chances de estar com sobrepeso ou obesidade, além de desempenhar um papel no armazenamento de gordura. No entanto, equilibrar as calorias que você consome com a atividade física pode ajudar a prevenir o ganho de peso, independentemente da sua idade e genética.

As calorias do álcool contribuem para a barriga de cerveja

Beber álcool em excesso pode lhe dar uma barriga de cerveja, mas a cerveja sozinha não é a culpada. Beber muito álcool de qualquer tipo pode aumentar a gordura da barriga, porque o álcool contém calorias. Se você bebe álcool, faça-o apenas com moderação.

Para homens com 65 anos ou menos, moderação significa até dois drinques por dia. Para homens com mais de 65 anos, significa até uma bebida por dia. Quanto menos você beber, menos calorias consumirá e menor será a probabilidade de ganhar gordura abdominal.

Determinando o tamanho da sua barriga

Então, como saber se você tem muita gordura na barriga? Meça sua cintura:

  • Fique de pé e coloque uma fita métrica em volta do seu estômago nu, logo acima do osso do quadril.
  • Puxe a fita métrica até que ela se encaixe perfeitamente ao seu redor, mas não empurre em sua pele. Certifique-se de que a fita métrica esteja nivelada em toda a volta.
  • Relaxe, expire e meça a cintura, resistindo à vontade de sugar o estômago.

Para os homens, uma medida de cintura de mais de 102 centímetros indica uma concentração prejudicial de gordura da barriga e um risco maior de problemas de saúde.

Perder peso e praticar exercícios encolherá sua cintura

Você pode tonificar os músculos abdominais com flexões ou outros exercícios abdominais direcionados, mas apenas fazer esses exercícios não vai eliminar a gordura da barriga. No entanto, a gordura visceral responde à mesma dieta e estratégias de exercícios que podem ajudá-lo a perder os quilos em excesso e reduzir a gordura corporal total. Para lutar contra a protuberância:

Coma uma dieta saudável. Concentre-se em alimentos de base vegetal, como frutas, vegetais e grãos inteiros. Escolha fontes magras de proteína, como peixes e laticínios com baixo teor de gordura. Limite a gordura saturada, encontrada em carnes e laticínios com alto teor de gordura, como queijo e manteiga. Limite também as carnes processadas. Em vez disso, escolha quantidades moderadas de gorduras mono e poliinsaturadas – encontradas em peixes, nozes e certos óleos vegetais.

  • Mantenha o tamanho das porções sob controle. Mesmo quando você está fazendo escolhas saudáveis, as calorias se acumulam. Em casa, reduza o tamanho das porções. Nos restaurantes, divida as refeições – ou coma metade da refeição e leve o resto para casa.
  • Substitua as bebidas açucaradas. Beba água ou bebidas com adoçante artificial.
  • Inclua a atividade física em sua rotina diária. Para a maioria dos adultos saudáveis, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos recomenda atividade aeróbica moderada, como caminhada rápida, por pelo menos 150 minutos por semana, ou atividade aeróbica vigorosa, como corrida, por pelo menos 75 minutos por semana.

    Além disso, os exercícios de treinamento de força são recomendados pelo menos duas vezes por semana. Se você deseja perder peso ou atingir metas específicas de condicionamento físico, talvez seja necessário fazer mais exercícios.

Perder a gordura da barriga exige esforço e paciência. Para perder o excesso de gordura e evitar que ela volte, busque uma perda de peso lenta e constante. Consulte seu médico para obter ajuda para começar e manter o controle.

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